Como será o mundo pós-pandemia?

Não se sabe mas entende-se a necessidade de desenvolver um futuro alternativo cujas visões sejam participativas, envolvendo investigadores de diferentes sectores e cidadãos.

No RIKEN, um dos maiores institutos de investigação do Japão, está-se a “refocar os esforços na emergência do coronavírus” com investigadores de diferentes disciplinas.

Para responder à questão de como será o futuro após a epidemia, Yuko Harayama, directora de assuntos internacionais do RIKEN, considera que “hoje, quando olhamos para o desafio do coronavírus, temos de encontrar uma forma de reconstrução”, e “de antecipar um futuro onde os humanos não dominam tudo; são apenas uma parte da natureza”.

Segundo Harayama, “não devemos ser arrogantes a dizer que dominámos o coronavírus”, até porque o “nosso objetivo será sobreviver, sob condições controladas”.

“Temos de ter um novo pensamento sobre as colaborações, explorar novas ideias”, considera, afirmando que o instituto irá financiar investigadores que queiram desenvolver “visões alternativas do futuro”. No entanto, este “debate” será igualmente aberto a cidadãos.

O objectivo será obter orientações para preparar o futuro e todos têm de ser envolvidos, declarou.

Num outro modelo, a “Future Forces Theory: The 11 Macro Sources of Disruption” desenvolvido pelo Future Today Institute, explica-se “como a interrupção geralmente decorre de fontes influentes de macro-mudanças. É uma maneira de entender de onde vêm as perturbações e para onde elas vão. As fontes de macro-mudanças representam incertezas externas – factores que afectam amplamente os negócios, o governo e a sociedade”.

Ainda segundo a descrição desta teoria, ela engloba “11 fontes de macro-alterações que normalmente estão fora do controlo de um líder. Por exemplo: ao pensarmos na evolução da inteligência artificial, como será a geopolítica e a infraestrutura”?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.