A Internet militar desde o início

Defender em livro que a Internet é um projecto militar desde a sua criação e ser nomeado para o British Army Military Book of the Year foi o que conseguiu este ano Yasha Levine, com “Surveillance Valley: The Secret Military History of the Internet”.

Não é de agora que a Internet é vista como arma, “isso é um mito“, assegura Levine. “A Internet sempre foi uma arma, desde o seu surgimento fora do Pentágono na década de 1960”, recorda, falando da “história que gosto de mencionar é de 1969, quando jovens da Student for a Democratic Society de Harvard e do MIT protestaram contra a Internet (então conhecida como ARPANET) como uma arma política perigosa antes mesmo de a Internet estar a funcionar”.

No livro, recorda que “a Internet surgiu desse esforço: uma tentativa de construir sistemas de computador que pudessem recolher e partilhar informações, observar o mundo em tempo real e estudar e analisar pessoas e movimentos políticos com o objetivo final de prever e impedir a convulsão social. Alguns até sonhavam em criar uma espécie de radar de alerta precoce para as sociedades humanas: um sistema de computador em rede que observava ameaças sociais e políticas e as interceptava da mesma maneira que o radar tradicional fazia para aeronaves hostis. Por outras palavras, a Internet foi concebida para ser uma ferramenta de vigilância desde o início. Não importa para o que a usamos hoje – namoro, direcções, ‘chat’ cifrado, e-mail ou apenas a leitura das notícias -, ela sempre teve uma natureza dual enraizada na recolha de informações e na guerra”.

Esta capacidade dual da tecnologia persiste como quando fala do centro de vigilância policial em Oakland para questionar o envolvimento da Google num tal projecto, ao envolvimento das plataformas sociais – como o Facebook ou a Amazon, por exemplo – no “apoio à agressiva política externa do governo dos EUA“.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.