O que o coronavírus fez pelo consumidor

Narcisistas, solidários, optimistas e necessitados de escapismo nos conteúdos são os novos tipos de consumidores, tendo em atenção o seu “peculiar comportamento“. Esta é a conclusão do estudo da Wavemaker “Die Wavemaker Resilienz-Typologie” (em alemão).

Os consumidores “ego-tivity” respondem a um modelo narcisista, derivado do confinamento, “e é também a tipologia mais predominante”. São interessantes para marcas das áreas da alimentação, serviços financeiros, seguros, desporto, media, beleza e tecnologia.

Os “nova solidariedade” tendem a apoiar quem luta contra a crise, os heróis. Procura apoiar os outros – são normalmente aqueles que batem palmas na rua ou na janela para festejar o trabalho de quem lida com a doença. Estes consumidores interessam-se pelas empresas financeiras, fabricantes de produtos orgânicos, retalho, sector automóvel, luxo e turismo.

O consumidor da “eventificação” é contraditório, tende a dar um bom ar ao que corre mal, procura o lado positivo que pode existir com o COVID-19, e é relevante para marcas dos videojogos, telecomunicações, bens de consumo, cosmética, música, entretenimento, moda e desporto.

Por fim, o “binge-capista” procura os conteúdos gratuitos e o entretenimento em geral para se divertir.Naturalmente, as marcas que lhe interessam estão no campo dos media, plataformas de streaming de vídeo, empresas de telecomunicações, alimentos e bebidas, restaurantes de “fast food” e de entrega doméstica de bens.

Em complemento, o Boston Consulting Group categorizou as “sete prioridade das pessoas para o novo agora“:

https://boston-consulting-group-res.cloudinary.com/image/fetch/w_2880,q_auto,f_auto/http://image-src.bcg.com/Images/People_Priorities_New_Normal_200428-01_tcm-245203.png

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