IA do medo à tristeza

No início de Abril, perante o coronavírus, a principal emoção era o medo. Na semana passada, instalou-se a tristeza. Entre 1 e 22 de Abril, estas duas emoções foram alternando, com outras a terem igualmente preponderância.

O medo tem sido a emoção predominante, seguindo-se ansiedade e sofrimento. Em termos positivos, lideram esperança e amor – neste caso, mais de apreciação para com o pessoal da saúde.

De forma resumida, na primeira semana, as emoções relacionadas ao COVID-19 passaram do medo e da procura de respostas à tristeza e esperança, regresso ao medo para depois diminuir e dar lugar a novas maneiras de expressar sentimentos, a mais coragem, acção e esperança.

A 8 de Abril, as emoções positivas estavam a crescer, em ascensão, quando regressou o medo, a falta de cortesia e as emoções negativas. A meio do mês, estas foram então substituídas pelo crescimento das positivas, a que se seguiu novamente uma fase má, com o aumento do medo, vergonha e ansiedade. Finalmente, no dia 22, a tristeza substituiu o medo.

Os resultados foram obtidos pela análise semântica aos media sociais em inglês, durante períodos de 24 horas. Para cada um dos cerca de 40 mil textos (detectados com “hashtags” como #coronalockdown ou #covid19), um sistema de inteligência artificial (IA) da Expert System conseguiu detectar o tipo de emoção, enquanto a Sociometrica os interpretou.

Esta solução de IA, ao focar-se numa análise posterior ao sucedido, mais factual tendo em conta a plataforma e o conteúdo que analisa, diferencia-se de outras que revelam soluções com estas tecnologias para combater o coronavírus.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.