Adeus reCAPTCHA, olá hCaptcha

A Cloudflare deixou de usar a tecnologia para detecção de humanos , da Google, e aderiu ao hCaptcha. A empresa Intuition Machines desenvolveu esta tecnologia, baseada em “machine learning”, e afirma conseguir proteger a privacidade, “parar os bots” e os sites que a usam até podem ser pagos.

Os CAPTCHA (Completely Automated Public Turing Test to tell Computers and Humans Apart) são uma tecnologia visual em forma de puzzle, um “teste de Turing público completamente automatizado para diferenciar computadores e humanos”, usados precisamente para evitar abusos no acesso a sites, ao determinar que o acesso é feito por humanos e não por “bots” programados.

A Cloudflare, uma empresa de segurança e de optimização da performance de redes, terá adoptado a nova tecnologia também porque alguns dos seus clientes “expressaram reservas sobre ter os dados enviados para a Google“.

A reCAPTCHA v3 era usada em mais de um milhão de sites mas a lista de vulnerabilidades para esta tecnologia continuava a aumentar, a par do anúncio em Janeiro passado de que a empresa ia começar a cobrar pelos reCAPTCHA.

O CEO da Cloudflare, Matthew Prince, e o gestor de produto, Sergi Isasi, acharam ser a altura de procurar “uma melhor alternativa”, explicam no blogue da empresa, obtendo um acordo com a hCaptcha, cujo serviço foi lançado apenas em 2019.

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