Os jornais e as revistas transmitem o COVID-19?

No recente estudo sobre o “Impacto do Coronavirus e da crise pandémica no sistema mediático português e global“, o Obercom escreve como a imprensa “irá atingir resultados próximos do catastrófico, com as medidas de saúde pública a enfatizarem o facto de que devemos evitar tocar em objectos sobre os quais recai algum tipo de imprevisibilidade relativamente à possibilidade de serem disseminadores do vírus”.

A declaração é mais uma a acompanhar a falta de estudos sobre o assunto. Os jornais não são transmissores do COVID-19, asseguram diversos responsáveis de investigação da Índia.

Nivedita Gupta, epidemiologista-chefe no Indian Council of Medical Research (ICMR), declara que por o COVID-19 ser uma “infecção respiratória”, não há risco de o apanhar através de jornais ou de pacotes.

Também Sujeet Singh, director do National Centre for Disease Control (NCDC), tentou desmentir os rumores dessa associação, declarando que “virologistas não encontraram qualquer prova que sugira que [o COVID-19] possa sobreviver no papel”.

Relativamente ao cartão, mais analisado em diferentes recomendações, o director do All India Institute of Medical Sciences (AIIMS), Randeep Guleria, diz que a sobrevivência do vírus nesta superfície “é bastante mais baixa quando comparada ao metal ou aço; portanto, não há hipótese de o vírus se espalhar pelos jornais”.

Não há risco conhecido em pegar ou ler jornais“, refere o epidemiologista Ramanan Laxminarayan, director do Center for Disease Dynamics, Economics and Policy, com instalações em Washington e Nova Deli. “É mais uma percepção do que realidade”, afirma também Nirmal Kumar Ganguly, ex-director do ICMR, enquanto o endocrinologista Anoop Misra, presidente do Fortis Centre for Diabetes, Obesity and Cholesterol, lembra que não existem estudos feitos “sobre a sobrevivência de gotículas contendo o vírus se manterem na superfície dos jornais”.

Por precaução, Kalyan Banerjee, antigo director do National Institute of Virology, aconselha a lavar as mãos após a leitura de um jornal ou revista.

Estudos com cartão mas não com jornais
Uma justificação para este interesse pelos jornais indianos no assunto pode estar relacionado com a prestação em contraciclo da imprensa do país que cresce em circulação, leitores e vendas quando, em geral, ocorre o contrário. Em 2015, o país contava com mais de 100 mil periódicos registados. Os Estados Unidos, com o número de títulos em decréscimo desde há vários anos, tinha 1.279 diários em 2018.

Por outro lado, poucos se interessaram pelo assunto. No mês passado, um meta-estudo sobre coronavírus anteriores considerou que a persistência dos coronavírus em superfícies podia ser de vários dias.

Daniel Kuritzkes, especialista em doenças infecciosas no Brigham and Women’s Hospital, considera que, usando investigações anteriores a esta pandemia, “as superfícies planas e duras são mais amigas dos vírus do que a roupa ou as superfícies ásperas”.

A própria Organização Mundial da Saúde (WHO) também se refere apenas à sobrevivência do vírus em superfícies onde, assemelhando-se a outros coronavírus, pode persistir entre “algumas horas e vários dias”, enquanto “o risco de apanhar o vírus que causa o COVID-19 de um pacote que foi movido, viajou e exposto a diferentes condições e temperatura é também baixo”.

Por isso, o ECDC considera que os funcionários dos correios não são uma população de grande risco, devendo ter particulares cuidados na interacção com as pessoas a quem entregam os pacotes. O conteúdo dos pacotes não merece cuidados particulares, devido ao tempo que poderá ter separado o momento do empacotamento e o da entrega e abertura. “E se demorar dias para chegar a sua casa, qualquer vírus que estivesse dentro já estaria desactivado”.

[act.: 7 in 10 consumers have expressed safety concerns about handling print magazines, per one survey, despite assurances from the CDC.]

* Fotografia: emulch/Flickr (CC BY-NC 2.0)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.