“Sleepworking” é uma ficção sobre trabalhar enquanto se dorme. Parece algo exagerado mas é exactamente isso que muitos utilizadores das redes sociais estão a fazer, em canais dedicados e, nalguns casos, pagos.

O TikTok é um exemplo disso: Oscar, de 18 anos, ganhou numa noite 6.000 seguidores, passou para 12 mil e chegou aos 18.600. Hector assegura ter mais de 347 mil seguidores nesta aplicação.

A 9 de Fevereiro, 18,5 milhões de utilizadores ligaram-se para ver o actor amador Yuansan a dormir usando a app concorrente e também chinesa Douyin. Recebeu mais de 4,000 dólares.

A ideia parece não ser nova e ter-se-á iniciado na app YouNow, em 2015, onde a “hashtag” #sleepingsquad ainda está activa.

No Twitch, uma jovem adormeceu e deixou a câmara ligada. Acordou com 2.000 utilizadores. Esse vídeo em particular é o mais visto naquela plataforma de streaming de vídeo, com mais de 3,6 milhões de visualizações. A jovem, “Kaceytron”, é uma das que consegue ganhar entre dois a cinco dólares por estes vídeos.