Limpe o smartphone e não o partilhe

O coronavírus é problemático de diferentes maneiras. Sabe-se que pode danificar a mente e “activar” o racismo e a xenofobia mas é no lado da saúde pública que mais problemas está a gerar, deixando as pessoas a contar suspeitos e mortos com o COVID-19, como é correctamente denominado.

As autoridades de saúde estão sem saber gerir um problema como este, navegando um pouco à vista do que a população requer. No caso dos países ocidentais, como Portugal, passaram do cenário de ser uma epidemia longe das suas fronteiras para chegar à Europa mas sem bater à porta, até se confirmarem os infectados.

Neste hiato, a informação vital para evitar ou diminuir a contaminação entre seres humanos continua a não aparecer de forma explícita e de fácil absorção por diferentes camadas da população ou a surgir com meses de atraso. Por exemplo, só agora se começa a analisar o impacto de disseminação que o coronavírus pode ter com o uso e a partilha dos smartphones ou outros objectos facilmente partilhados por mais do que uma pessoa.

Enquanto o norte-americano National Center for Immunization and Respiratory Diseases alerta para se “limpar e desinfectar objectos e superfícies frequentemente tocados“, a portuguesa Direcção-geral da Saúde é mais sintética e declara apenas para que “não partilhes os teus objectos“.

No entanto, ao longo dos últimos anos, os alertas para a sujidade nos telemóveis têm sido constantes.

Em 2011, um em cada seis analisados num estudo com quase 400 destes equipamentos estava contaminado com matéria fecal.

No ano seguinte, um outro estudo mostrou que eles continham 10 vezes mais germes do que a maioria dos assentos de sanitas.

A mesma relação foi encontrada em 2017, numa análise a 27 telemóveis de estudantes do ensino secundário entre os 16 e os 18 anos: os smartphones continham 10 vezes mais sujidade do que a maioria dos assentos de sanitas.

Assim, se tiver dúvidas sobre como limpar os smartphones, procure na Web porque há suficiente informação variada e disponível online.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.