Quanto vale a privacidade?

As leis requeridas pelos utilizadores online de protecção da sua privacidade variam entre países e têm implicações na “exploração de uma economia baseada em dados“.

Isso ficou evidente com um recente estudo sobre o valor que os utilizadores em seis países consideram adequado pagar por certas funcionalidades. Por exemplo, os utilizadores alemães estavam dispostos a revelar ao Facebook o seu saldo bancário por 15.43 dólares por mês, a Reuters notou como esse valor seria pago pela informação de contacto pessoal.

O estudo envolveu inquéritos na Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, EUA e México. A localização no smartphone foi considerada a informação menos valiosa (1.20 dólares por mês), enquanto a informação financeira e biométrica liderava em termos de valor, segundo o estudo “How Much is Privacy Worth Around the World and Across Platforms?“, do Technology Policy Institute (TPI).

A informação sobre as redes, comunicações e navegação na Web completavam a escolha de parâmetros. Mas se os alemães aceitavam que o valor a ser pago pelo Facebook pela sua informação pessoal fossem os pouco mais de 8 dólares, já os norte-americanos ou os países da América Latina apenas valorizavam essa informação em 3.50 dólares.

“As diferenças em quanto as pessoas valorizam a privacidade de diferentes tipos de dados entre países sugere que as pessoas nalguns locais podem preferir regras mais frágeis enquanto noutros locais as podem querer mais rígidas”, explicou Scott Wallsten, presidente do TPI e um dos autores do estudo. A quantificação deste valor da privacidade “é necessário para conduzir qualquer análise de proposta de políticas de privacidade”.

Os autores consideram que esta aproximação é válida tanto para entidades privadas como públicas. Recentemente, a Comissão Europeia divulgou as suas linhas orientadoras para as administrações públicas relativamente à privacidade na localização dos utilizadores (o que inclui endereços, coordenadas de GPS ou fotografias), no uso de ferramentas como as aplicações para turistas ou nas portagens.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.