O custo do email

Em 1996, o envio de mensagens de correio electrónico por alguns prestadores deste serviço nos EUA era caro e lento.

A revista PC World fez então uma análise ao custo e tempos de envio e de recepção dos emails – uma tecnologia cuja primeira mensagem foi enviada em 1971.

O sucesso deste tipo de mensagens foi tão crescente que, em 2004, o congresso norte-americano resolveu limitar o envio de mensagens não solicitadas – excepto as enviadas pelo próprio Congresso

Nesse ano, surgiu o Gmail, que ultrapassou o sucesso do Hotmail e ajudou a generalizar o envio destas mensagens de forma gratuita.

Em Portugal, o primeiro e-mail foi enviado em 1985 pelo Departamento de Informática da Universidade do Minho para a Universidade de Manchester, no Reino Unido.

A novidade do envio da mensagem com os “pormenores técnicos sobre uma tecnologia que estava a dar os primeiros passos – a Internet” foi tal que “quando o primeiro e-mail foi enviado com sucesso os participantes celebraram eufóricos”.

Em 1998, o SAPO iniciou o seu serviço de email gratuito e foi vendido à Saber & Lazer. Em Agosto de 1999 – quando já existia o Portugalmail, pioneiro do serviço de Webmail -, a PT Multimédia adquiriu 74,9% desta empresa para, já como PTM.com, exercer a opção de compra do restante capital em Maio de 2000.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.