O trabalho quase um século após 1930

“Faremos mais coisas por nós mesmos do que é habitual actualmente pelos ricos, demasiado contentes por ter pequenos deveres, tarefas e rotinas. Além disso, procuraremos (…) fazer com que o trabalho que ainda esteja a ser feito seja o mais possível amplamente partilhado. Turnos de três horas ou quinze horas por semana podem adiar o problema por um bom tempo” – o problema do cidadão vulgar e sem talentos especiais em ocupar o seu tempo.

“Assumindo que não há guerras importantes nem um aumento importante da população, o problema económico pode ser resolvido, ou estar pelo menos à vista uma solução, dentro de cem anos. Isso significa que o problema económico não é – se olharmos para o futuro – o problema permanente da raça humana”.

O texto não se refere ao próximo século mas ao passado e foi antecipado pelo economista John Maynard Keynes em “Economic Possibilities for our Grandchildren” (1930), um capítulo de “Essays in Persuasion” publicado no ano seguinte.

Numa análise ao que antecipou correctamente, nota-se como já então falava de “desemprego tecnológico“, o “desemprego devido à descoberta de meios de economizar o uso do trabalho, superando o ritmo em que podemos encontrar novos usos para o trabalho” e que não passa de uma “fase temporária de ajustamento”.

Nesta abordagem, Keynes acertou nas antevisões económica e financeira mas falhou no trabalho e no lazer.

Isto numa época em que K.W. Kellogg instituiu o dia de trabalho de seis horas, que resultou em mais empregos para um país em depressão. Mas porque não se generalizou ao longo dos anos esta política?

A semana de trabalho passou das 47 horas dos anos 1930 para as 39 horas nos anos 1970 e depois esse decréscimo parou. E até os adeptos do Friends of the Five Day Weekend – que defendem a sua proposta como capaz de aumentar a produtividade e a satisfação no emprego – são reduzidos.

Isso não significa que não se goste de trabalhar ou se deseje pertencer à “classe sem uso” – pode-se é pensar numa semana de 21 horas ou mesmo em apenas quatro horas de trabalho por semana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.