Terapia da arte com realidade virtual

Quais são os efeitos do uso da tecnologia de realidade virtual (RV) na terapia da arte?

Investigadores da Drexel University (DU) focaram-se nesse tema e, num estudo com cinco homens e 12 mulheres, em sessões de criação artística de cerca de 20 minutos, detectaram que o uso da RV serviu para a maioria dos participantes se “sentir enérgica e exaltada pela experiência de estar num espaço imaginal diferente de tudo o que existe no mundo material”, notou Girija Kaimal, professora associada no College of Nursing and Health Professions da DU.

No entanto, alguns ficaram “desapontados com a falta de envolvimento físico tangível com o meio [da RV] e, para alguns, a experiência foi desorientadora”.

Apesar de os resultados digitais poderem ser armazenados, outros participantes apontaram a necessidade de terem um produto físico.

“A terapia da arte assenta na ideia de que a expressão criativa com um terapeuta da arte facilita a comunicação e a resolução do problema, reduz a inibição, aligeira sintomas depressivos e promove o desenvolvimento pessoal”, recorda Girija Kaimal.

Alguns autores consideram que este “inovador meio oferece possibilidades únicas, para lá dos meios clássicos da arte expressiva“.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.