Quais são os efeitos do uso da tecnologia de realidade virtual (RV) na terapia da arte?
Investigadores da Drexel University (DU) focaram-se nesse tema e, num estudo com cinco homens e 12 mulheres, em sessões de criação artística de cerca de 20 minutos, detectaram que o uso da RV serviu para a maioria dos participantes se “sentir enérgica e exaltada pela experiência de estar num espaço imaginal diferente de tudo o que existe no mundo material”, notou Girija Kaimal, professora associada no College of Nursing and Health Professions da DU.
No entanto, alguns ficaram “desapontados com a falta de envolvimento físico tangível com o meio [da RV] e, para alguns, a experiência foi desorientadora”.
Apesar de os resultados digitais poderem ser armazenados, outros participantes apontaram a necessidade de terem um produto físico.
“A terapia da arte assenta na ideia de que a expressão criativa com um terapeuta da arte facilita a comunicação e a resolução do problema, reduz a inibição, aligeira sintomas depressivos e promove o desenvolvimento pessoal”, recorda Girija Kaimal.
Alguns autores consideram que este “inovador meio oferece possibilidades únicas, para lá dos meios clássicos da arte expressiva“.