A Alemanha anunciou um projecto de infra-estrutura segura de cloud a ser lançado no próximo ano. A França já aderiu ao projecto, denominado de Gaia X.

O anúncio foi efectuado no Digital Summit alemão mas é conhecido desde Setembro.

O Gaia X será desenvolvido com a França, cujo ministro da Economia e Finanças, Bruno Le Maire, abordou a necessária cooperação mais alargada a outros países europeus. “Isto é importante para a autonomia digital e tecnológica da Europa”, declarou.

O ministro da economia alemão, Peter Altmaier, já revelou que os participantes no projecto vão incluir utilizadores e fornecedores da administração pública, sector da saúde, empresas e entidades científicas, agregados numa organização.

O projecto surge dos receios de espionagem industrial e Altmaier considerou em Setembro que “a disponibilidade de dados fiáveis apenas pode ser assegurada numa infra-estrutura com normas de segurança” desenvolvidas na Europa.

A Deutsche Telekom, a SAP e a Siemens posicionaram-se como parceiros para o Gaia X, enquanto a norte-americana Mozilla demonstrou interesse no projecto.

[actualização a 4 de Junho de 2020: Peter Altmaier and Bruno Le Maire present the European data infrastructure project GAIA-X]