Portugal com 1.250 operadores de serviços essenciais

Portugal comunicou à Comissão Europeia (CE) a existência de 1.250 operadores de serviços essenciais (OSE), e de um total de 26 serviços. É o país com um maior número reportado à CE, após a Finlândia com 10.897 mas tal disparidade deve-se à metodologia adoptada por este país onde “foi identificado um número muito elevado de OSE no sector da saúde”.

Os OSE são “as organizações públicas e privadas que devem aplicar medidas de cibersegurança e comunicar os principais incidentes informáticos”, explica a CE em comunicado, e “operam em sectores cruciais da economia e da sociedade, como os cuidados de saúde, os transportes, a energia, os serviços financeiros, o abastecimento de água, etc., e devem ser particularmente resistentes aos ciberataques”.

Os dados constam do relatório da CE ao Parlamento e ao Conselho europeus para “avaliar a coerência das abordagens adoptadas pelos Estados-Membros na identificação dos operadores de serviços essenciais”, relativamente “à segurança das redes e sistemas de informação” (nos termos da Directiva SRI).

A CE detectou diferenças na identificação e respectiva comunicação pelos Estados-Membros. Enquanto países como a Estónia “optaram por um título muito geral que permite identificar basicamente qualquer operador que considerem essencial no subsector da eletricidade”, outros (nos quais se inclui Portugal) “optaram por uma abordagem muito mais granular” e optaram “por não incluir determinados serviços que outros Estados-Membros incluíram. Tal pode dar origem a condições de concorrência diferentes entre os operadores de serviços essenciais no mercado interno”.

Para a comissária da economia e da sociedade digitais, Mariya Gabriel, “as regras europeias em matéria de cibersegurança são essenciais para a defesa das nossas economias e dos nossos cidadãos contra as ciberameaças no conjunto da UE”, e o relatório agora publicado reforça a ciber-resiliência nos sectores críticos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.