Portugal bem posicionado na administração pública electrónica

A Comissão Europeia (CE) divulgou o relatório “eGovernment Benchmark 2019” no passado dia 18 de Outubro e conclui que Portugal está bem posicionado na administração pública electrónica.

A CE constata igualmente que a divisão entre países líderes no uso das TI na administração pública e os de menor performance se está a atenuar. As principais melhorias ocorreram ao nível da transparência e da utilização de serviços digitais como a identificação electrónica (eID) e os documentos electrónicos.

Em termos de indicadores, o da disponibilidade online de serviços ocorre em 85% dos países analisados (EU28+), com Malta, Portugal e Estónia a terem 98% ou mais. Quanto à usabilidade, ela é total no nosso país, bem como na Alemanha, Chipre, Croácia, Grécia, Finlândia, França, Itália, Letónia, Malta, Noruega e Reino Unido.

Nos documentos electrónicos transfronteiriços, os 100% são igualmente atingidos por Portugal, Albânia, Chipre, Malta, Suécia e Reino Unido.

Em termos do indicador de conclusão dos serviços online, a média dos membros da UE é de 88%, com Malta a conseguir 100% e, logo a seguir, Portugal com 99%. O nosso país e a Áustria revela-se igualmente com uma boa média em termos de digitalização e penetração do canal online para acesso aos serviços público.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.