Porque devem os investigadores envolver-se com os media

Os cientistas africanos estão a desenvolver investigação de topo para enfrentar os desafios de saúde do continente, mas precisam de fazer mais para se envolver com os media.

Ouvindo as apresentações da 14ª reunião do Human Heredity and Health in Africa (H3Africa) Consortium, realizada em Accra (Gana) entre 23 e 27 de Setembro, foi revigorante saber que os cientistas africanos mapearam o conjunto completo de genes de mais de 50.000 participantes da investigação em toda a África.

Essa conquista tem o potencial de permitir aos cientistas estudar e combater doenças como a das células falciformes que podem ser hereditárias. No entanto, a menos que os investigadores tornem tal conquista conhecida do público, especialmente através dos media, ela permanecerá em grande parte um segredo conhecido apenas por eles.

O evento juntou mais de 300 cientistas africanos “para mapear o progresso de um programa de investigação genómica de vários milhões e vários países para aumentar a compreensão de como os genes humanos e o meio ambiente estão a contribuir para o aumento da susceptibilidade a doenças na África”, de acordo com um comunicado de imprensa divulgado no início da reunião.

O trabalho que o H3Africa tem realizado nos últimos sete anos para investigar e examinar “a relação entre variação genética, meio ambiente e saúde nas populações africanas” continuará a acumular poeira em suas prateleiras, se não houver um plano claro de disseminá-lo através dos meios de comunicação de massa para consumo público.

O jornalista ganês Joseph Twum disse ao SciDev.Net que, depois de ler o comunicado de imprensa, considerou significativo que o H3Africa Consortium reunisse dados que “forneceriam uma compreensão mais clara e detalhada da diversidade genética da África e [uma] nova visão da história da migração humana”.

A reunião ensinou que os dados sobre genes recolhidos pelo H3Africa Consortium têm vários benefícios. Por exemplo, podem ajudar a determinar o que torna algumas pessoas susceptíveis ou resistentes a algumas doenças.

O evento de Accra deve ser usado pelo grupo para re-examinar a sua relação com os media.

Um bom argumento sobre o motivo pelo qual a investigação africana precisa de mais atenção dos media ficou claro durante uma apresentação sobre a implementação da pesquisa genómica orientada por Barbara Nerima, professora da Universidade Makerere (Uganda) e Rolanda Julius, coordenadora de formação do Centro de Coordenação do H3Africa na Universidade de Cape Town, na África do Sul.

A apresentação identificou desafios dos estudos genómicos no continente, incluindo a falta de recursos e atrasos no financiamento. Mas se ninguém souber sobre esses excelentes trabalhos de investigação, não há como chegar aos políticos que controlam os financiamentos.

Ivy Ekem, reitora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Cape Coast (Gana), falou numa sessão sobre envolvimento com os media que, para os cientistas influenciarem a política, é necessário envolver a comunidade em geral, incluindo os media.

“Os media devem entender em termos simples o que fazemos, e isso significa educação para as pessoas comuns”, acrescentou.
Jackie Opara-Fatoye, editora adjunta regional da edição inglesa da SciDev.Net na África subsaariana, concordou com Ekem quando disse que o trabalho dos cientistas deve ser “dividido em linguagem simples para o público entender”.

Opara-Fatoye sugeriu que os investigadores devem estabelecer um relacionamento com os jornalistas e plataformas científicas, a fim de fazerem um melhor trabalho para disseminar informação científica importante.

Infelizmente, alguns cientistas parecem afastar-se dos jornalistas dizendo que temem serem citados incorretamente. Isso resultou na acusação de que cientistas e centros de investigação não são pró-activos quando se trata de lidar com os media.

“Os cientistas do continente devem diferenciar as plataformas de media que levam a sério as reportagens sobre ciência e as que lidam com assuntos triviais”, disse Opara-Fatoye. “Além disso, devem ser mais abertos com os meios de comunicação e estar preparados para explicar problemas em linguagem comum para que as pessoas comuns entendam”.

É claro que existem receios genuínos da comunidade científica sobre como os jornalistas podem banalizar o seu trabalho ou, nalguns casos extremos, citar incorrectamente, deturpar ou exagerar nas suas notícias. No entanto, está a ficar claro que algumas organizações de media são diferentes dos tablóides e de instituições de media política que prosperam com trivialidades.

A comunidade científica deve seguir a sugestão dos políticos para venderem o seu trabalho – ser aberta e receptiva aos media. Dessa forma, os cientistas podem não precisar de muito lutar para obterem mais financiamento para a sua investigação.

* Autoria: Francis Kokutse
* Texto originalmente publicado em SciDev.Net.
* Imagem: Nikolay Frolochkin (Pixabay)