Acesso à Internet é móvel

O uso do smartphone no acesso à Internet voltou a crescer em Portugal, relativamente a 2018, segundo os dados do Bareme Internet 2019.

O uso do computador para acesso online cresceu 5% mas no acesso móvel este aumento foi de 9%. O acesso pelos tablets continua estagnado, “após um crescimento que atingiu o seu pico em 2016”.

O smartphone consegue ainda liderar no acesso pelos utilizadores regulares às páginas Web, sendo “usado por 61% do universo, ultrapassando o PC, que atinge 60%”.

No geral, assistiu-se neste último ano a um crescimento de 4% no acesso à Internet, conseguindo-se actualmente ter 75% dos portugueses com 15 e mais anos a aceder online.

Portugal afastado da liderança

Os dados nacionais reflectem uma tendência a nível internacional, como demonstra o relatório “The State of Mobile Internet Connectivity 2019“.

O documento da GSMA afirma que, em muitos países, o acesso móvel “tornou-se o principal – e por vezes o único – meio” para aceder à Internet.

Desde 2014, mais de mil milhões de utilizadores passaram a ter cobertura de redes 4G. No ano passado, mais de 180 milhões de novos utilizadores de países de baixo ou médio rendimentos (LMIC, de “low- and middle-income countries”) acederam a esta cobertura, com 230 milhões a usarem a Internet móvel.

O relatório com os resultados para 2018 coloca Portugal em 19º no grupo de 22 países líderes, com um registo de 75,6 pontos (mais seis do que em 2014) mas afastado dos 84,3 pontos obtidos pela Noruega.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.