Nova funcionalidade nos browsers pode ser problemática

Uma nova funcionalidade integrada nalguns browsers pode revelar-se problemática para as organizações que vigiam a exploração infantil.

O DNS over HTTPS (ou DoH), suportado no Firefox e no Chrome, cifra os pedidos de acesso ao domínios da Web, dificultando a sua visualização excepto por um pequeno grupo de entidades gestoras desse DoH.

Mas um conjunto de entidades alertou a 17 de Setembro vários congressistas norte-americanos sobre como o uso desta funcionalidade, aparentemente útil na defesa da privacidade online dos utilizadores, “pode agravar a disseminação de conteúdo de exploração [infantil] na Internet”, incluindo”a solicitação e distribuição de imagens de abuso sexual infantil (ou seja, pornografia infantil)”. As mudanças introduzidas pelo DoH “tornariam mais difícil filtrar conteúdo nocivo usando, por exemplo, programas de controlo parental”.

A questão é bastante sensível quando, segundo as palavras de um moderador do Facebook que teve de assistir a conversas privadas “assustadoras”, é necessário lidar com “homens brancos ricos da Europa, dos EUA, escrevendo para crianças nas Filipinas [para que elas] tirem fotos sexuais em troca de 10 ou 20 dólares”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.