Nos 25 anos da empresa que podia ter sido Cadabra

A Amazon comemora esta sexta-feira, 5 de Julho, o 25º aniversário da sua criação, um empreendimento que tornou o fundador e CEO Jeff Bezos no “homem mais rico dos EUA” em 2018, título que ocupa com a sua fortuna pessoal a crescer ainda mais este ano.

A empresa que esteve para se chamar Cadabra foi recebida com alguma admiração, também por declarar que nunca iria ter lojas físicas, numa estratégia entretanto revista. O primeiro livro vendido foi “Fluid Concepts & Creative Analogies: Computer Models of the Fundamental Mechanisms of Thought“, que ainda ali pode ser adquirido, mas ela diversificou o seu negócio através de aquisições ou criação própria de negócios.

Muito focada no consumidor – chegou a vender um CD-ROM por 3 mil milhões de dólares, que não aceitou – e com uma organização interna inovadora e lucrativa em domínios algo diferenciados (tem mais de 40 subsidiárias), teve um crescimento nos lucros líquidos entre 2004 e 2018 – passou dos 6,9 mil milhões para os 232,8 milhões de dólares – e prepara-se para alargar o número de instalações com um novo edifício em Seattle previsto para 2024.

A Amazon tem tido problemas com a justiça norte-america, como demonstra a recente decisão de que ela é responsável perante os consumidores por produtos de outras empresas que comercializa. Também as polémicas comerciais ou no domínio da privacidade – como o interesse no domínio de topo .amazon, a “ameaça existencial” para concorrentes como a Walmart ou os registos (quase) intermináveis do assistente pessoal Alexa – não parecem estar para terminar.

Amazon em 2019

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.