O impacto dos interesses económicos, da diplomacia aos clientes nas redes sociais

#Destaques
Os interesses económicos da Google misturam-se com a diplomacia política dos EUA.

A liderança chinesa nas tecnologias emergentes e o seu impacto na Europa.

#Artes
Descobrir Tintoretto com “novos tons electrónicos” para uma experiência sinestética.

#Cidades
A iluminação nocturna na Europa, em Portugal e em Espanha.

Repensar o problema do lixo electrónico através dos dados, quando a sua gestão já tem a atenção de governos e há necessidade de um pensamento crítico sobre os mesmos.

#DireitosPatentes
Ouch! “Mais de 3,5 mil milhões de imagens roubadas diariamente” num valor estimado de 532, 5 mil milhões de euros?!?!?

#FuturoDoTrabalho
O impacto da transformação digital no mercado laboral europeu (há três anos, num mercado com falhas, a União Europeia contava com oito milhões de especialistas em TIC).

A IBM garante uma previsão de 95% dos trabalhadores que se vão despedir.

O que é um emprego quando trabalhar é mais do que receber um vencimento, a taxa de emprego está a aumentar mas não o pagamento, as ofertas de emprego nas startups são “insultuosas” ou até a produtividade na investigação decresce, dificultando o aparecimento de novas ideias? Um exemplo aos 72 anos de actor norte-americano com visto de reforma em Portugal que continua a trabalhar “mais do que em Los Angeles“…

#HumanosFuturos
Apesar da incerteza na patente ou de poder minar valores humanos, vão ser criados bebés com a tecnologia de edição genética CRISPR. Uma coisa parece certa: “como os humanos podem escolher modificarem-se biologicamente é difícil de antecipar“.

O que é feito das tatuagens inteligentes para monitorização clínica?

#InSegurança
Olhar para o passado é uma estratégia errada que dá uma falsa sensação na cibersegurança, quando “novas tácticas se manifestam por todo o lado em tempo real“. E ajuda a entender porque os algoritmos anti-terrorismo não funcionam (100 mil falsos positivos por cada terrorista real não é eficaz).

Smartphones devem ter leitor de íris com o reconhecimento facial. Um roubo bancário na China explica porquê.

A China parece ter sido dos poucos países a enfrentar os “problemas novos para tecnologia antiga” do GPS.

#Medias
As estratégias para combater as campanhas de desinformação usando imagens interessam até à DARPA. Agora, a agência noticiosa turca Anadolu revelou o Photo Tracking System para detectar onde, quando e como são usadas as suas fotos por outras entidades. Mas será uma “batalha perdida“? Ou apenas motivo de atenção quando se aproximam eleições?

A sério, vem aí uma 9D-TV multisensorial?

Já estamos no ano em que “o mercado da publicidade digital para crianças chega aos 1,2 mil milhões de dólares“.

#Memórias
Como eram os modems há 50 anos? E os “mainframes” System/360?

Os 25 anos de evolução dos browsers na Microsoft, desde acabar com a Netscape a adoptar o Chrome.

#Privacidades
Algumas técnicas para detectar videocâmaras escondidas (como numa vigilância da Guardia Civil em Espanha).

Numa era de “inteligência prostética“, as “plataformas de vigilância” são, a partir da recolha e tratamento de dados pessoais, estruturas sociais dominantes que definem interacções entre indivíduos, organizações e governos.

#Realidades
A empatia não é apenas um valor de design na realidade virtual mas uma “estratégia de vendas” para a disseminar.

#RedesSociais
Na Índia, o Facebook vai a casa dos utilizadores para garantir que são eles mesmos quem escreve conteúdos políticos.

Se o PIB dos países incorporasse a riqueza imaterial das escolhas online, o Facebook teria de pagar 48 dólares mensais a cada utilizador desinteressado.

O que sucede quando o Supremo Tribunal dos EUA analisa uma teoria da conspiração no Twitter? E qual o impacto quando a rede social limpa contas de utilizadores?

O fim dos media já foi anunciado mas está a suceder o mesmo com o YouTube?

Na economia da atenção, alguns desinteressaram-se das redes sociais e do seu ataque de negação de serviço à vontade humana.

Sob escrutínio nas redes sociais, clientes não gostam que empresas se envolvam na política.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.