Europa lidera na inteligência artificial

A Europa lidera em número de citações na investigação em inteligência artificial (IA) mas a Universidade de Lisboa é a única entidade portuguesa a entrar na lista das 100 organizações mais referenciadas e surge apenas na 99ª posição.

Segundo o estudo “The State of European Tech 2017“, compilado pela firma de investimentos Atomico, a Europa tem 32 instituições de investigação em IA, à frente das 30 norte-americanas e das 15 chinesas.

Desde 2012, ainda segundo o estudo, as empresas europeias de IA conseguiram financiamentos de mais de 4,6 mil milhões de dólares para mais de mil projectos.

O trabalho antecipa ainda que a IA e a tecnologia “blockchain” são as “áreas em que a Europa está melhor posicionada para atingir uma liderança mundial” nos próximos cinco anos.

No recente “AI Index 2017“, trabalho inicial que os autores assumem estar mais focado nos EUA, nota-se igualmente ao nível da publicação de “papers” um aumento na área da IA desde 1996.

O número de artigos científicos na área mais vasta da “computer science” (CS) aumentou seis vezes mas na IA esse crescimento foi de mais de nove vezes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.