Chama-se Campus Virtual de Ciências e mostra em 3D a localização dos vários edifícios da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O projecto “Campus virtual da FCUL: modelação de um edifício inteligente” foi desenvolvido por vários investigadores da instituição e permite, além da visualização externa, “localizar uma sala, saber a sua ocupação instantânea, localizar facilmente os equipamentos de emergência ou os pontos de reunião durante uma evacuação”, entre outras aplicações.

Por outro lado, o projecto visa colocar a instituição “na linha da frente do desenvolvimento e da investigação de tecnologias ligadas ao conceito de Smart Cities, pois faz uso de tecnologia de topo que é referência mundial em soluções de gestão urbanística”.

Tem ainda “um impacto directo na divulgação das actividades de investigação e no aumento da visibilidade da Faculdade como produtora de ciência e de investigação na área”, bem como “motivar uma maior integração dos sistemas de informação, encorajando a adopção de modelos e protocolos de comunicação abertos”.